Drª. Maria Regina Sversut Briante
Médica Infectologista
Módulo I: Metodologia científica e epidemiologia aplicadas à hanseníase.
Aula introdutória e apresentações dos professores, alunos e coordenadores do curso.
Término do primeiro módulo com o professor Josafá Gonçalves Barreto (Fisioterapeuta, mestre e doutor em doenças tropicais).
Módulo II: Clínica, diagnóstico e tratamento.
Aula teórica sobre clínica e diagnóstico da hanseníase, com os professores Marco Andrey (Dermatologista; professor da USP; Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia) e Cláudio Salgado (Dermatologista; professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA; ex-coordenador da pasta da Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária; ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia).
Avaliação da sensibilidade tátil com o estesiômetro, parte essencial do exame dermatoneurológico.
Avaliação de nervos (medição do nervo fibular superficial espessado), parte essencial do exame dermatoneurológico.
Palpação de nervos, parte essencial do exame dermatoneurológico.
Reunião para coleta dos dados de todos os pacientes atendidos neste módulo.
Módulo III: Relação médico paciente, saúde e sociedade, direitos humanos, ética médica, antropologia médica.
Aulas teóricas sobre o tema, com o objetivo de fortalecer a competência estrutural de profissionais da saúde que trabalham com pessoas afetadas pela hanseníase, ministradas pelos professores Arthur Custódio Moreira (Coordenador Nacional do MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase; Mestrado em saúde Pública; conselheiro Nacional de Direitos Humanos e membro da Comissão intersetorial de Saúde Indígena) e Magda Levantezi (Enfermeira, Doutorado em Bioética; Mestrado em Medicina Tropical; Especialização em saúde Pública).
Módulo IV: Reabilitação das pessoas atingidas pela hanseníase.
Visita técnica ao Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (CRIDAC), onde há um Centro Especializado em Reabilitação (CER), que realiza o atendimento direto às pessoas com deficiência que demandam serviços de reabilitação e de tecnologias assistivas.
Aulas teóricas e práticas sobre identificação dos nervos acometidos pela hanseníase, avaliação das funções neurais (sensibilidade e motriciadade), das deformidades e/ou incapacidades decorrentes do dano neural; conhecer as técnicas cirúrgicas de reabilitação da função em mãos e pés; dentre outros assuntos, ministrados pelos professores Jorge Antônio de Almeida (Fisioterapeuta do Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru-SP. Mestre em Anatomia. Professor de Anatomia da Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP) e Stela Neme Daré de Almeida (Fisioterapeuta do Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru-SP. Mestrado em Educação para a Ciência. Doutorado em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP)
Módulo V: Exames complementares.
Aula teórica sobre os exames complementares, ministrada pelo professor Cláudio Salgado (Dermatologista; professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA; ex-coordenador da pasta da Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária; ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia).
Aula prática no laboratório de microbiologia da UFMT (corando as lâminas de raspado intradérmico dos lóbulos auriculares e cotovelos, coletados pelos alunos do curso).
Aula teórica sobre Ultrassom de nervos periféricos, ministrada pelo professor Gaulber Voltan ( Especialista em ultrassonografia geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Sub-especialidade ultrassonografia neuromuscular e dermatológico. Doutor em clínica médica pela FMRP-USP).
Aula prática no laboratório de microbiologia da UFMT (realização da baciloscopia das lâminas).
Aula teórica sobre alterações características da hanseníase no exame histopatológico, ministrada pelo professor Cleverson Teixeira Soares (Patologista do Instituto Lauro de Souza Lima e do Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia de Bauru-SP).
Aula prática no laboratório de microbiologia da UFMT).
Coleta de raspado intradérmico dos lóbulos auriculares e cotovelos dos pacientes atendidos no CERMAC, com o auxílio e supervisão da professora Patrícia Fagundes da Costa (Bióloga. Mestrado em Microbiologia e Imunologia. Doutorado em Neurociências e Biologia Celular. Professora adjunta I do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará).
Aula prática de ultrassom de nervos periféricos no CERMAC.
Aula prática de ultrassom de nervos periféricos no CERMAC.
Aula prática de ultrassom de nervos periféricos no CERMAC.
Aula prática no laboratório LACEN sobre realização do exame Anti-PGL-I.
Aula prática no laboratório LACEN sobre realização do exame Anti-PGL-I.
Módulo VI: Clínica, operacionalização, diagnóstico e tratamento (Práticas de Trabalho em Campo: Município de Chapada dos Guimarães-MT)
Aulas teóricas sobre imunologia e mecanismos de resistência medicamentosa em hanseníase, com os professores Cláudio Salgado (Dermatologista; professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA; ex-coordenador da pasta da Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária; ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia) e Francisco Bezerra de Almeida (Dermatologista e hansenólogo, Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Hansenologia. Mestre em Patologia e Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor titular da disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU Campus - Recife - PE).
Encerramento e revisão do módulo, com apresentação de alguns dos casos clínicos. Em 4 dias de atendimento na UBS, foram avaliados cerca de 110 pacientes (contactantes de casos de hanseníase ou com sintomas sugestivos da doença), com detecção de aproximadamente 45% casos novos de hanseníase.